domingo, 13 de setembro de 2015

Morro Agudo – Tangará/Santa Catarina

Semana passada, eu fui pra minha cidade – Videira/SC – passar o feriado e recrutei minhas amigas para visitarmos o Morro Agudo, localizado no município de Tangará, a 8 km do centro. Há tempos via várias pessoas postando fotos deste passeio e estava curiosa para conhecer, pois a vista parecia ser maravilhosa (e de fato é). O acesso ao Morro é bem tranquilo e há placas indicativas na saída de Tangará (sentido Campos Novos). Fiquem atentos porque a entrada da estrada de chão para o morro é logo depois de uma curva (claro que nós vimos a placa quando já estávamos quase passando, mas deu tudo certo). A estrada é ok, dá tranquilamente para subir com qualquer carro, só é preciso ter braço. Lembrando que neste dia o tempo estava bom, acredito que com chuva a estrada fique mais complicada.

O bacana é que você consegue chegar de carro até o morro, ou seja, não precisa de quase nenhum esforço físico. As duas últimas subidas (fotos acima) são bem íngremes, mas dá para subir tranquilamente. Como estávamos somente em meninas, ficamos com medo de o carro não aguentar e achamos melhor estacionar em um espaço antes destas duas subidas e seguir a pé. Chegando lá no topo encontramos vários carros e começamos a rir, mas enfim, o importante é a diversão e as calorias que queimamos.

A vista é realmente perfeita! Pegamos um dia de céu bem limpo e as fotos ficaram maravilhosas. É um passeio para relaxar, desligar um pouco da correria diária e do mundo, e curtir um tempo com a natureza para recarregar as energias. Ficamos cerca de 1h lá em cima e recomendo demais reservar uma tarde para visitar o Morro Agudo. Como decidimos de última hora, acabamos não levando nada, mas uma dica legal é fazer um piquenique por lá, já que o acesso é fácil e fica tranquilo carregar quitutes e bebidas.

O Morro Agudo tem 1.075 metros e é comum a prática de voo livre.

domingo, 23 de agosto de 2015

Morro do Canal

O post de hoje é para aqueles que adoram uma aventura. Prazer, eu sou uma destas pessoas que topam praticamente tudo. Fazia tempo que via várias pessoas postando fotos e comentando sobre o Morro do Canal, uma trilha aqui perto de Curitiba (mais ou menos 30 km), até que semana passada recrutei minha mãe e fomos. O Morro do Canal fica na cidade de Piraquara e é o último morro da Serra do Marumbi, com 1.370 metros.

Nossa ideia era ir de manhã, mas nos enrolamos e estávamos quase desistindo quando resolvemos aproveitar o último final de semana de veranico em Curitiba e fazer algo diferente. Saímos de Curitiba perto das 13h e antes das 14h estávamos no pé do Morro. Para chegar lá, você pega a estrada sentido litoral do Paraná (277) e entra no último retorno antes do pedágio. Depois, vira já na primeira entrada à direita em uma estrada de chão relativamente boa. Dali em diante, o caminho tem placas indicando o Morro do Canal. Após aproximadamente 8 km, você chega na propriedade do Seu Zezinho, onde fica o acesso pro Morro. Nós pagamos R$10 para deixar o carro estacionado ali e começamos a aventura.

Mas vamos logo ao que realmente interessa: O MORRO. Gente, em primeiro lugar, é um morro, ou seja, subida. Encontramos pessoas que chegaram lá achando que seria uma trilha plana, no meio do mato, mas não, tem várias pedras para escalar, principalmente no final. Ele está classificado como nível leve/médio e nós conseguimos ir até o topo. Você precisa ter fôlego, força nas pernas e nos braços, e estar disposto a fazer esforço. O Morro do Canal é totalmente “subível”, em nenhum momento pensamos em desistir, mas exige força de vontade. Em vários locais há correntes e pregões/escadas nas pedras pra ajudar. Encontramos pessoas de todas as idades pelo caminho (crianças a pessoas de mais idade) e o bacana é que todo mundo se ajuda nos lugares mais complicados. Nós levamos 1h30 para subir e 1h para descer, e achamos todo o caminho muito bem sinalizado, com flechas indicando a direção.

A vista é maravilhosa em todos os momentos, em especial no topo. Você fica realmente acima das nuvens e a sensação de vitória ao chegar lá em cima é maravilhosa! Claro que ficamos uns dois dias super doídas, mas valeu demais a pena e é um programa que super recomendo para quem tem coragem e encara este tipo de desafio. Na minha opinião, a parte mais difícil é a descida, porque, além de já estar cansado da subida, a força nos braços precisa ser maior e você demora um pouco mais para pegar o jeito de como se segurar nas rochas pra não descer rolando. A minha mãe descia de costas, já eu descia de frente, depende mesmo de como você sente mais confiança. Não deixe de levar boné, protetor solar, repelente, água e tênis confortável.

Ao final do passeio, aproveite para comer um pastel com suco na lanchonete do Seu Zezinho. O pastel é frito na hora e é delicioso! Excelente para recuperar as energias e voltar pra casa renovado e com a sensação de dever cumprido.

sábado, 1 de agosto de 2015

Viva Las Vegas!

Las Vegas é, simplesmente, demais! Os caras construíram um parque de diversões para adultos no meio do nada, onde o único atrativo perto é um pedaço do Grand Canyon que nem faz parte do Grand Canyon National Park (leia mais sobre o Parque neste post) e hoje é um dos principais destinos turísticos do mundo. E digo mais: vale muito a pena, que lugar mais sensacional! Fui duas vezes para Las Vegas e fiquei totalmente fascinada com suas luzes (a briga é dura entre Las Vegas e a Times Square em NY pelo posto de lugar mais iluminado), atrações, shows, cassinos e o luxo presente em cada detalhe. Definitivamente, não é uma cidade para visitar com crianças e vale lembrar que nos EUA apenas maiores de 21 anos podem beber e entrar em cassinos, ou seja, se você ainda não apagou 21 velinhas, espere mais um pouco para esta viagem, porque eles são bem rigorosos com isso.

A principal rua de Las Vegas é a Strip, que na realidade corresponde a um trecho da Las Vegas Boulevard, onde está a maioria dos hotéis e cassinos. O Bellagio está mais ou menos no centro, então separamos um dia para visitar o lado direito dele, e outro para o lado esquerdo. A ideia é entrar nos hotéis, shoppings, cassinos, lojas, bater perna mesmo durante o dia, porque à noite a cidade se transforma em uma loucura só (lembrando que nos EUA é proibido beber na rua, inclusive na praia, e em Las Vegas isso é permitido).

É engraçado reparar que de manhã a cidade parece morta, super tranquila, poucas pessoas nas ruas, mas à medida que vai chegando o começo da tarde e principalmente à noite parece que milhares de pessoas brotam do chão, porque as ruas, cassinos e hotéis ficam borbulhando de gente. Por isso, se você precisa chegar a algum lugar específico em determinado horário, se programe e saia bem cedo do hotel, porque tanto a pé quanto de carro é demorado, sem contar as filas em praticamente tudo.

Atrações
Vou listar algumas atrações pontuais aqui que valem a visita (se lembrar de mais alguma, complemento o post depois):

1. Jardim de Inverno do Bellagio.

2. Jardim de Inverno do Wynn/Encore.

3. Subir no topo do Hotel Stratosphere (e ir nos brinquedos, se você tiver coragem). A vista é muito linda, porque mostra bem como Las Vegas está realmente no meio do nada. Este hotel é um pouco longe do agito, precisa ir de táxi ou ônibus.

4. Show das águas na frente do Bellagio (principalmente à noite).

5. Parte antiga de Las Vegas – Inclua no seu roteiro a Fremont Street Experience, localizada no coração da antiga Las Vegas, em Downtown, antes do surgimento da Strip. Os cassinos e hotéis da região não são luxuosos como os novos, mas são interessantes porque mantêm aquele ar antigo e é exatamente isso que atrai a curiosidade das pessoas. É possível ir de táxi, mas nós fomos de ônibus e foi muito tranquilo. Nos pontos de ônibus espalhados pela Strip as pessoas explicam direitinho qual pegar e como chegar, mas (como sempre!) é só seguir o fluxo. A principal atração de lá é o incrível teto de led que passa imagens lúdicas e coloridas e a partir das 20h, de hora em hora, apresenta o show Viva Vision, em que as imagens do teto combinam com uma trilha sonora especial. Eu recomento ir à noite para curtir melhor as atrações.

6. Mirage Volcano – Show do vulcão (com efeitos sonoros e visuais) na frente do Hotel The Mirage. Acontece todas as noites, a partir das 18h, em intervalos curtos e é gratuito.
7. Grande Canal do The Venetian – Este hotel reproduz, exatamente, os canais de Veneza. É tudo lindo e luxuoso demais.

8. Tirar uma foto com os covers do Alan, personagem clássico do filme “Se beber não case”. Tem vários deles espalhados em volta do Caesars.

9. Réplica da Fontana di Trevi, na parte externa do Caesars. Aproveitando, a parte interna/subterrânea dele é D E M A I S !

10. Buffets – Vários hotéis, como o Caesars, Aria e MGM, servem buffet livre no almoço e jantar. O preço é meio salgado, mas vale a pena fazer pelo menos uma refeição, porque tem muuuita opção (carnes, massas, frutos do mar, comidas típicas de alguns países e uma infinidade de doces) e é tudo delicioso. Nós fomos jantar no Aria um dia e recomendamos, apesar de várias pessoas falarem que o melhor é o do Caesars.

Restaurante
Vou falar de um restaurante em especial que eu AMEI e já comentei no post de Nova York. O Carmine's é delicioso, com pratos enormes, que servem tranquilamente duas pessoas, até três dependendo da fome, e com um preço super justo. O clássico deles é o macarrão com almôndegas (divino!), mas todos os pratos têm uma cara ótima. Em Vegas, ele fica na parte subterrânea do Caesars Palace.

Espetáculos
Gente, o que é a vida noturna de Las Vegas??? Tem espetáculos, baladas e shows para todos os gostos nos hotéis, difícil é decidir entre tantas opções. Com minhas amigas fui à Hakkasan, dentro do MGM Grand (aquele das lutas de UFC), no show do Calvin Harris. A estrutura é simplesmente demais, e olha que eu não gosto de música eletrônica. Depois, com meu namorado, como ficamos de domingo à quarta na cidade, não pegamos nenhuma balada massa e optamos por fazer programas mais tranquilos, então assistimos a dois espetáculos:

O, do Cirque du Soleil, espetáculo fixo em cartaz no teatro do Bellagio: Queria muito ver esta apresentação e é MARAVILHOSA! Todo o show se passa na água e todos os quadros são impressionantes. O ideal é comprar o ingresso com bastante antecedência, porque ele esgota rapidinho. Pegamos o mais barato, mais ou menos $120, e a visão é perfeita.

David Copperfield: O mágico realiza diversas temporadas durante o ano no MGM e demos sorte de pegá-lo por lá. Nossa ideia era ir apenas ao O, mas estávamos visitando o MGM, vimos um cartaz e decidimos comprar. Pagamos cerca de $90 e valeu muito a pena. O show é muito legal, com interação do público e vários efeitos especiais.

#FicaDica: Na rua é super comum encontrar pessoas/promoters distribuindo ingressos para as baladas, principalmente se você estiver em um grupo de amigas. Antes de comprar a entrada da balada dê uma caminhada, vai que você consegue de graça.

#FicaDica2: Las Vegas tem vários espetáculos fixos do Cirque du Soleil em diversos hotéis. Vale dar uma pesquisada antes de viajar e ver aquele que mais lhe agrada para já garantir o ingresso.

Hotéis
Tem opção para todos os gostos e bolsos, dos luxuosos Bellagio e Caesars Palace, às redes americanas como Travelodge.

Da primeira vez fui com duas amigas em um feriado e a ideia era economizar o máximo possível, então ficamos hospedadas no Travelodge LasVegas Center Strip e recomendo. Ele fica na Strip, rua principal de Vegas e onde tudo acontece, exatamente na frente do Aria e a poucos passos do Bellagio. Tem estacionamento gratuito (como estávamos de carro esse é um ponto super importante) e café da manhã incluso (não tomamos nenhum dia hahaha mas é uma economia bacana). Para quem não conhece, o Travelodge é uma rede barateira de hotéis no estilo beira de estrada, mas com quartos grandes, espaçosos e uma estrutura bacana pelo baixo preço. Como nosso foco era exatamente este: economia e boa localização, acertamos em cheio.

Já na segunda vez fui com meu namorado na época e queríamos ficar em um hotel mais bacana. Estávamos direto de olho no Booking, porque eles sempre lançam ótimas promoções, e no Hotwire (já falei desta oitava maravilha do mundo aqui). Em San Diego, tivemos que tomar uma decisão e o preço do Hotwire estava muito mais atrativo que resolvemos arriscar. E nos demos muito bem!!!! Ficamos hospedados no Vdara Hotel & SPA, do ladinho do Aria, com ligação interna para o Bellagio. Excelente localização, infraestrutura top, super luxuoso, um resort mesmo. O legal é que o Vdara não tem cassino, então ele não fica abarrotado de turistas como os outros, só tem os hóspedes mesmo circulando. Além disso, ele tem um mercadinho e um Starbucks no térreo, o que foi bastante útil, além da ligação com o Bellagio, o que também é excelente. O Vdara tem estacionamento com manobrista, mas nós optamos por ficar sem carro por lá e fazer tudo a pé mesmo.

Aproveitando o tópico, a maioria das pessoas chega a Las Vegas de carro, porque geralmente estão fazendo uma road trip pela Califórnia e terminam ali. Minha dica é entregar o carro logo que chegar lá e se virar a pé ou no transporte público. A maioria das coisas é perto, os estacionamentos não são muito baratos (sem contar a clássica gorjeta para o manobrista), os lugares mais distantes você pode ir de ônibus, táxi ou um sistema de monorail que eles possuem ligando os principais hotéis, e o trânsito é maluco. Só antes de devolver o carro já garanta a sua foto no portal de Las Vegas. Ele fica do lado do aeroporto e no caminho para as principais locadoras de carro, um pouco longe do agito. Lá tem um espaço para estacionar o carro, você desce e bate as suas fotos rapidinho (geralmente tem uma fila, mas sempre tem alguém autorizado organizando o fluxo e batendo foto dos grupos e casais, o que agiliza bastante, porque sempre tem aquelas pessoas sem noção que acham que compraram o ponto e querem fazer mil poses).

Outlets
Não posso falar muito sobre os outlets de Vegas por uma simples razão: não fui, simplesmente porque não havia mais espaço na mala nem para um par de meia. Então, para resistir à tentação, optamos por não visitar. Mas Las Vegas é bem servida de outlets e tem dois enormes da rede Premium, um ao Norte da Strip e outro ao Sul: Las Vegas South Premium Outlets e Las VegasNorth Premium Outlets. Várias pessoas que conversei na Califórnia falaram que os dois são ótimos e super completos. Além disso, a cidade possui vários shoppings, sem contar as lojas maravilhosas dentro dos hotéis, destaque para o shopping do Caesars Palace (gente, o que é aquilo?????) e para o Venetian, que reproduz os canais de Veneza de forma absurdamente realista.

Cassinos
Os cassinos são absurdamente luxuosos e enormes. Tentamos passar por todos eles pelo menos para conhecer, mas os mais surpreendentes, na minha opinião, são os do Bellagio, The Cosmopolitan, Aria e Wynn/Encore. Não ficamos horas jogando nas maquininhas, mas sempre rola uma aposta e algumas risadas, e vai que você ganha alguma coisa, né? Ah! Eles funcionam 24h por dia #loucura.

#FicaDica: Gente, não sou muito ligada nestas máquinas, mas viciei em uma que fica no Bellagio e é do Monopoly (Banco Imobiliário). Claro que eu não vou saber dizer a localização exata da máquina no cassino, convenhamos que aí já seria demais, mas na época havia duas delas em um cantinho. Cara, é a máquina mais legal do mundo, muito divertida. Tem outras do Monopoly em outros cassinos inclusive, mas estas duas eram novinhas e enormes, super interativas hahaha me diverti muito nelas e se vocês encontrarem, vale a pena perder uns minutos ali.

Passeio alternativo
Além do Grand Canyon, que várias pessoas aproveitam para visitar quando vão a Vegas, outro passeio que eu recomendo é visitar a represa de Hoover Dam, na fronteira dos estados de Nevada e Arizona, no Rio Colorado, a mais ou menos 50 km de Vegas. Esta barragem é considerada o maior projeto dos EUA. A estrutura é gigantesca e impressionante, principalmente se levarmos em consideração que ela foi construída na década de 30. Nós passamos por ela antes de chegar a Las Vegas.

Sobre o Grand Canyon, como fomos de carro até ele, não tenho muitas informações dos passeios saindo de Las Vegas. O que sei é que há opções de excursões de ônibus, além de passeios de avião e helicóptero.

#FicaDica: Pool Party – Não peguei a época das Pool Party, elas começaram exatamente uma semana depois (#azarada!), mas pelo que escutei na Califórnia e pelas fotos dos meus amigos, estas festas são demais! Se você for na primavera ou verão, não deixe de conferir e depois me conta.

Gente, o fato é que Las Vegas possui todos os tipos de atrações que você pode imaginar, então vale pesquisar e ver aquilo que mais lhe agrada para organizar os seus dias.

Las Vegas, prometo que eu volto (logo!).