sábado, 27 de junho de 2015

Niagara Falls: um passeio congelante

Há alguns anos fiz uma viagem para o Canadá, mais precisamente para Toronto e Ottawa, e aproveitamos que estávamos perto para conhecer Niagara Falls – simmmm, aquela do episódio clássico do Pica Pau <3. As Cataratas do Niágara localizam-se no Rio Niágara, entre os lagos Ontário e Erie, na fronteira entre a província canadense de Ontário e o estado norte-americano de Nova York. E as Cataratas dividem as cidades vizinhas de mesmo nome, Niagara Falls em Ontario e Niagara Falls em Nova York (deu pra entender?). Apenas uma ponte separa as duas Niagara Falls.



A distância entre Toronto e Niagara Falls (lado canadense) é de mais ou menos 130 km. Tínhamos duas opções: alugar um carro ou ir de trem com a VIA Rail Canada. Como estava no auge do inverno (em Ottawa pegamos -28º C, com sensação de -40º C), achamos melhor ir de trem por causa das estradas congeladas, e convenhamos que viajar de trem é uma delícia. Compramos os bilhetes via agência de turismo aqui no Brasil, porque o site da VIA Rail não estava vendendo para fora do Canadá e ficamos com medo de ficar sem espaço no trem se deixássemos pra comprar só quando chegássemos lá. No site deles você consegue todas as informações sobre horários e valores. Pegamos o primeiro trem da manhã, antes das 8h, e voltamos no final da tarde. Em Toronto, a estação de trem era bem perto do nosso hotel, perto da CN Tower, então fomos a pé mesmo. Recomendo demais ir de trem no inverno, você não se preocupa com estacionamento, pneus especiais e pode curtir o passeio tranquilamente. Se fosse no verão, talvez alugaria um carro, que aí você tem a possibilidade de fazer os seus horários e conhecer mais alguma coisa no mesmo dia.

Chegando à estação de Niagara Falls, o esquema é seguir o fluxo hahaha porque 99% das pessoas que estão ali são turistas e estão atrás das Cataratas. Lá você pode pegar um táxi, um ônibus ou ir a pé até as quedas, a caminhada é de mais ou menos 20 min. Nós fomos a pé, mas confesso que não foi uma boa ideia pelo frio que estava fazendo. Você vai contornando o rio em uma estrada com calçada e, de repente, está diante das Cataratas. Isso é muito legal, as Cataratas não são dentro de um parque como acontece em Foz do Iguaçu, você não precisa pagar nada para conhecê-las. Ela simplesmente ESTÁ ALI, no meio da cidade, maravilhosa!!!!







Falando em verão/inverno, imagino que a paisagem seja completamente diferente de acordo com a época do ano. Como estava realmente MUITO frio, uma parte das Cataratas estava CONGELADA! O que foi muito especial, porque foi algo totalmente inesperado e surpreendente. Visitamos apenas o lado canadense (todos dizem que é mais bonito), e o bacana é a estrutura que eles construíram para receber os turistas. A cidade possui várias atrações diferentes, como se fosse um grande parque de diversões, com cinema Imax (nós fomos pra fugir do frio haha roubada total, um filme muito sem noção – pra vocês terem ideia da bizarrice, entrava um gato num barril, descia as Cataratas e o gato que sobrevivia no final era de outra cor hahaha), uma réplica da CN Tower, lojas de doces, museus irreverentes, casa de ponta cabeça... Pelo que notamos, é comum famílias passarem o final de semana por lá para curtir a estrutura dos resorts e as atrações da cidade.








Imagino também que eles tenham opções de passeios na região e no rio, mas como estava muito frio, gelo e vento, estes passeios não estavam acontecendo. Como passamos apenas o dia por lá, depois que admiramos toda a beleza das Cataratas, batemos perna pela cidade e entramos em algumas lojinhas. É tudo super perto e divertido! Depois voltamos a pé pra estação de trem, porque ainda não tínhamos passado frio suficiente hahaha na verdade, tentamos pegar um ônibus (os pontos de ônibus deles são super fáceis de encontrar e explicativos, é tudo por cor se não me engano), mas ele estava demorando muito e ficamos com medo de perder o trem.

#Ficadica: Na estação de trem, assim que você desembarca, tem vários flyers de promoções em restaurantes, museus, lojinhas, etc., vale pegar alguns, vai que você resolve visitar algum daqueles lugares?! Um descontinho é sempre bem-vindo!

Visitar Niagara Falls é um passeio que vale muito a pena! Mesmo não sendo tão magnífica quanto as Cataratas do Iguaçu, que são muito mais altas, Niagara Falls é considerada a mais volumosa queda d’água da América do Norte e tem seu encanto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário