Olá!! Podem ficar calmos, ainda não congelei em Cambridge!! Como tenho bastante coisa pra contar, dividi em tópicos o post, divirtam-se!
Clima: CARA, TÁ FRIO DEMAIS AQUI! Na primeira semana, o clima estava super agradável, eu andava de camiseta e jaquetinha pela rua. Mas semana passada esfriou demais e o vento aqui é muito gelado. Por enquanto, estou me virando com as roupas que eu trouxe, mas se não esquentar essa semana, vou ter que comprar mais camisetas de manga longa e uma básica de lã. Sorte que tudo tem calefação, o ônibus, as salas de aula, as lojas, os restaurantes... é aquilo que todo mundo diz: “A Europa é preparada pro inverno, o Brasil é preparado pro verão”. As janelas aqui são pequenas e todas as casas têm calefação. O mais engraçado é que, enquanto os estrangeiros morrem de frio e andam encolhidos pelas ruas, os ingleses estão de camiseta, shorts, sandália, vestido, inclusive as crianças. Ou eles gostam de passar frio, ou nós que somos loucos de sentir tanto frio.
Farmácias: Gente, tenho um novo hobbie aqui na Inglaterra, passear nas farmácias. Sério, elas são o paraíso! As farmácias aqui vendem todas as marcas super famosas de perfumes, maquiagens e produtos de beleza, como Dior, Hugo Boss, Lacoste... me sinto no Duty Free do aeroporto. E a variedade de produtos é enorme, os esmaltes são lindos, o cheiro de perfume é delicioso e tem maquiagem pra todos os gostos, os últimos lançamentos. E o preço, então? Muito barato! Hoje, visitei outra com as duas colombianas e fiquei encantada. E o que me deixa mais feliz é saber que os espanhóis acham as coisas caras aqui, ou seja, no resto da Europa (que usa o Euro) os produtos devem ser ainda mais baratos. Hoje também entrei em uma loja esportiva e encontrei tênis da Nike, Adidas, Puma variando de £25 a £50.
PUB: Na quinta-feira, eu, Adriana (colombiana), Stela (colombiana) e Érica (brasileira) decidimos encarar o frio de frente e fomos a um pub à noite. E carregamos uma tailandesa (óbvio que eu não faço ideia do nome dela) com a gente. Era o último dia dela aqui e ela nunca tinha saído em Cambridge. Na verdade, ela nunca tinha saído na vida e nunca tinha bebido nada alcoólico. Pelo que entendi, ela tem 18 anos e na Tailândia é proibido. Imaginem a empolgação da menina! Foi muito engraçado. E ela é super tímida, fala bem baixinho, toda pequenininha, fofinha. No pub encontramos nossos amigos coreanos e a noite foi super divertida, conversamos e rimos bastante. Os pubs aqui são super parecidos com os barzinhos no Brasil, a decoração, as bebidas, as comidas. A principal diferença é o fato de abrir e fechar cedo. Além disso, você não paga para entrar e precisa comprar as coisas diretamente no balcão (pelo menos os dois pubs que eu fui era assim, nada de fichas ou coisas do gênero). Então, quem quer sair e voltar pra casa mais tarde, segue depois pra algum night club (que também fecha cedo em relação ao Brasil). E aqui as pessoas não têm costume de comer quando saem da balada, não há lojas de conveniência 24h, lanchonetes, nada disso. E o pior de tudo, as lojas (inclusive os shoppings) fecham entre 17h30 e 18h (menos na quarta-feira, que o shopping fecha às 20h). Como falamos na aula, o povo aqui não gosta de ganhar dinheiro.

Ely: Na sexta-feira (feriado aqui por causa do casamento do príncipe), último dia da Gabi em Cambridge, fomos até Ely, uma cidadezinha super fofa aqui do lado, passar a tarde. Nos encontramos na estação de trem, compramos o ticket (apenas £4 ida e volta) e partimos. Pela primeira vez, andei de trem na Europa e amei. Como tudo aqui, os trens são muito pontuais e confortáveis, além de a paisagem ser maravilhosa daqui até lá e a viagem super curtinha (mais ou menos 15 minutos). Chegamos em Ely e fomos direto conhecer a Igreja, principal atração. Porém, no meio do caminho, vimos um rio e resolvemos fazer um passeio rapidinho de barco (30 minutos por £5). Depois, seguimos pra Igreja e ela é realmente linda! A arquitetura é maravilhosa e a construção super imponente. A cidade também é bem bonita, super organizada, limpa, tem um centro bem pequeno e havia várias pessoas reunidas na praça na frente da Igreja para festejar o casamento do príncipe (aliás, toda a cidade estava decorada com bandeirinhas da Inglaterra). Depois, passeamos mais um pouco, tiramos algumas fotos e decidimos ir ao mercado comprar algumas coisas antes de pegar o trem de volta. Com certeza, recomendo esse passeio para quem está em Cambridge, vale a pena conhecer essas cidades menores, sempre tem alguma construção interessante. Aproveito para deixar registrado aqui meu ‘muito obrigada’ pelo apoio, pelas dicas, pela ajuda, pelos e-mails... Gabi, bom retorno ao Brasil e espero te encontrar novamente em breve! Você é uma fofa e fará falta do lado de cá do Atlântico.


Piquenique: No sábado, como ficamos por Cambridge, eu, Stela (colombiana), Adriana (colombiana), Ted (coreano) e Su (coreana – certeza que não é assim que escreve o nome dela, mas é assim que pronuncia) resolvemos fazer um piquenique no parque central da cidade. Levamos bolacha, refrigerante, salgadinho e bolo, e passamos a tarde lá conversando e ouvindo música. Foi muito legal, nem o vento estragou a tarde, que estava ensolarada. Como sempre, o parque estava lotado. Conversamos sobre os nossos países, costumes, cantores, e o Ted e a Su ficaram de levar comida coreana no próximo piquenique, provavelmente domingo que vem. Aliás, é muito engraçado, porque os dois têm uma camiseta do Brasil da Copa na Coréia, com os anos que o Brasil venceu o Mundial e nas cores verde e amarela. Então, toda vez que eles me veem, mostram a camiseta e começam a falar de futebol e Carnaval. Os dois são muito queridos, super simpáticos e nos comunicamos perfeitamente em inglês.


Troca de quarto: Hoje, precisei trocar de quarto aqui na casa. Eu estava em um quarto com duas camas, logo, um quarto para dois estudantes, mas sozinha, pois comprei acomodação individual no pacote. E o iraniano dormia em um quarto com uma cama. Porém, não sei por qual motivo, um amigo dele de infância que também estuda aqui em Cambridge quis mudar de casa e veio pra cá. Então, trocamos os quartos. Meu quarto novo tem as mesmas coisas que o outro (cama, escrivaninha, cadeira, espelho e armário), só é um pouco menor, tem uma vista muito mais bonita da janela e a cadeira é mil vezes mais confortável, além de ser mais perto do banheiro.
Domingo, visitei Stonehenge e Bath. Detalhes no próximo post.
SAUDADES DE TODOS!
Beijos, meu Brasil!