
Roteiro: Por ser minha primeira viagem pra Europa, optei por visitar os lugares mais famosos, como Roma, Paris e Amsterdam. Nesse caso, o principal cuidado foi começar pela Itália ou Espanha, assim é possível contornar o Mar Mediterrâneo e evitar uma viagem muito longa ligando esses dois países. O ideal é começar em Madrid ou Roma, optei por Roma. Depois, fiz uma lista de cidades que gostaria de conhecer e pesquisei se havia linhas de trens entre elas, o tempo de viagem e os horários. Com isso em mãos, fechei o roteiro (Roma – Pisa – Milão – Veneza – Munique – Amsterdam – Paris – Barcelona – Madrid). Antes de resolver o roteiro, tem uma decisão muito importante a ser tomada: conhecer bem poucas cidades ou visitar muitas cidades e ficar poucos dias em cada uma. Fiquei com a primeira opção e eliminei algumas cidades do roteiro. Vou ficar quatro dias nas capitais e de dois a três dias nas cidades menores.
Albergues: Reservar os albergues é tranquilo. Recomendo os sites HostelBookers e HostelWorld, que oferecem pesquisa por data e por cidade. Os dois são super completos, com várias informações dos albergues e hotéis, fotos, preços, opções de quartos, o que cada um oferece, etc. Nesses sites é possível fazer a reserva com cartão de crédito. Eu usei somente o HostelBookers e deu tudo certo, recebi as confirmações na mesma hora no e-mail.
Trem: Bem, os trens causam um pouco de estresse. Há várias opções bacanas de passes nos sites Eurail e Rail Europe. O problema é que muitos trechos exigem reserva de assento (serviço cobrado à parte), e essa reserva não pode ser feita por internet, só através de agências de viagens ou nas estações de trem na Europa. Como vou viajar no começo da alta temporada e não posso correr o risco de ficar sem assento nos trens noturnos, pois reservei os albergues e planejei toda a viagem contando com isso, comprei o passe e reservei os assentos noturnos com uma agência de viagens no Brasil. Além dos trechos noturnos (Veneza/Munique, Munique/Amsterdam e Paris/Barcelona), também já reservei o trecho Amsterdam/Paris. Os outros trechos, como são curtos e têm trem direto, vou apenas com o passe e optei por viajar de manhã cedinho. Quanto aos trens noturnos, algumas pessoas recomendaram pegar cabine com cama, ao invés de assento reclinável (opção mais barata), porque a viagem leva mais de 10 horas e equivale a uma noite de sono, lembrando que no outro dia preciso estar inteira pra caminhar muito.
Avião: Todo mundo fala que avião na Europa é barato, e de fato é. As companhias que operam dentro do continente sempre lançam promoções super legais. O único problema pra quem faz mochilão é a questão da mala. Nesses aviões, você pode embarcar somente com uma mochila ou mala de pequeno porte, ou paga um valor adicional. Então, acaba não compensando, além de ser muito mais legal viajar de trem.
Visa Travel Money: Essa foi, com certeza, a melhor invenção de todos os tempos pra quem viaja pro exterior. O Visa Travel Money é um cartão de débito que passa em qualquer máquina com bandeira Visa. A compra é descontada na mesma hora, de acordo com o câmbio do dia e, o melhor de tudo, sem nenhum imposto. Há várias opções de moeda, como dólar, euro e libra. Eu fiz o meu em euro por causa do mochilão, mas ele funciona normalmente aqui na Inglaterra, que trabalha com libra. Ele é um cartão recarregável, que você coloca dinheiro à medida que precisa, além de ser possível sacar dinheiro com ele (para colocar crédito e sacar é cobrada uma taxa). Mais informações, como valor e onde pode ser feito, no site.
Guia: Como contei no começo da viagem, comprei um guia super completo da Europa. Adorei ele! Tem várias informações, dicas de passeios, valores, horário de funcionamento dos principais pontos turísticos, sugestões de restaurantes, etc.
Frommer’s Europa – Guia Completo de Viagem
Editora: Alta Books – Tradução da 10ª edição
Obs.: O post foi escrito em primeira pessoa, mas eu não estou sozinha nessa aventura, muito pelo contrário, estou muito bem acompanhada!
uia, muito bem feito o post!
ResponderExcluircom certeza ajudará todo mundo que quiser fazer mochilão, mari! ;)
tem mais quanto tempo aí ainda?
Tem certeza que você fez Jornalismo? daria uma ótima guia de turismo pelo post hahaha amei tudo, todas as dicas, e ótimas as escolhas dos lugares! Quando quiser fazer um já sei quem pedir ajuda! :)E quanto a sua companhia, sem comentários haha ;) beijo beijo
ResponderExcluiramooo!!!
nossa! isso é demais!
ResponderExcluireu to querendo ir com meu marido, mas tem um problema, não temos muita grana. se voce puder, manda um email pra mim de quanto vc gastou? carolsofia@gmail.com
pensei em te mandar um email mas nao o achei aqui. da pra fazer um passeio legal com 5mil p/pessoa? com passagem aerea de ida e volta pro brasil. :/ se nao desse para visitar muitos locais, pensei em roma e paris. (só estes dois)