segunda-feira, 9 de maio de 2011

turista em Londres!

Esse final de semana, tive uma ideia do que me espera em junho/julho durante o mochilão. Tive meu dia de turista em Londres e só digo uma coisa: vida de turista cansa! Na sexta-feira à noite, o André (brasileiro) e o Gonzalo (espanhol) me convidaram pra ir a Londres de trem no sábado. A viagem é super rápida (50 minutos) e barata (pagamos £22 ao todo). No final de semana, tem promoção se você vai e volta no mesmo dia. Você paga apenas a ida (£16) e a volta é grátis. E por mais £6, você pode andar à vontade por todos os metrôs de Londres, tudo isso com o mesmo ticket, super fácil e prático.

Nos encontramos na estação de trem de Cambridge às 7h45 e pegamos o trem das 8h10 pra Londres. Chegamos lá um pouco depois das 9h e o detalhe mais divertido de toda essa aventura é que nenhum de nós esteve em Londres antes, tirando meu passeio de barco pelo Rio Tâmisa no dia da viagem pra Greenwich. Ou seja, tínhamos um livrinho com um mapa da cidade, um mapa do metrô e uma lista de locais bacanas pra conhecer feita pelas nossas amigas italianas. E lá fomos nós!!

Assim que chegamos à estação de King’s Cross, pegamos um metrô até o centro da cidade. (pausa para falar do metrô) Andar de metrô em Londres é fácil demais, e imagino que será assim nas outras cidades da Europa. É tudo muito bem explicado, sinalizado, tem metrô de minuto em minuto e as pessoas são super educadas. Voltando ao passeio, nossa primeira parada foi na Piccadilly Circus, uma das praças mais famosas de Londres.



Depois, caminhamos um pouco e encontramos a National Gallery, museu que reúne obras de grandes artistas e a entrada é gratuita. Passeamos pelas salas e é, realmente, muito bonito. Parece que a tinta dos quadros ainda está fresca, as expressões das pessoas e os detalhes são perfeitos, fiquei impressionada com o tamanho de algumas obras e ficava imaginando como eles conseguiram pintar aquilo, também é interessante reparar nas roupas e nos acessórios utilizados pelos reis e rainhas antigamente. Com certeza, vale muito a pena a visita!



Depois, tiramos algumas fotos na frente da National Gallery, onde tem uma praça (Trafalgar Square) linda com os famosos leões gigantes de Londres, um chafariz e, bem ao fundo, o Big Ben, que seria nosso destino seguinte. Como eu sabia que o Big Ben se localiza na margem do rio, seguimos em direção a ele, pois a vista é muito mais bonita. Em poucos minutos, estávamos no Big Ben (nós e mais um bando de turista, o que dificulta um pouco na hora de tirar fotos, porque todo mundo quer pegar o melhor ângulo). Ainda de manhã, resolvemos atravessar pro outro lado do rio e caminhar um pouco, antes de seguir pra St Paul’s Cathedral. Encontramos até um artista fazendo desenhos na areia!



Caminhamos, caminhamos, caminhamos e chegamos à Catedral de São Paulo, onde a Lady Diana e o Príncipe Charles se casaram, em 1981. A arquitetura é linda, assim como todas as igrejas da Inglaterra. Como precisava pagar para visitar dentro e da entrada principal já dava pra ver bastante coisa, decidimos não entrar e fomos procurar alguma coisa pra comer. Parada no Mc Donald’s para recuperar as energias e viva o Big Mac completo por £4.39. Reparei que a cidade está com várias construções em andamento, provavelmente porque ela será a sede dos Jogos Olímpicos ano que vem.



Cansados de tanto caminhar, pegamos um metrô pra Oxford Street e pro British Museum. O Museu Britânico é um dos lugares mais impressionantes que já visitei. Enorme e gratuito (o que é muito legal, além do fato de ser permitido fotografar lá dentro). Ele é dividido em várias salas com temas diferentes, como Egito Antigo, Japão, Mesopotâmia, América do Norte, etc. A arquitetura do lugar é linda e foi a aula de história mais interessante que já tive. As múmias e os corpos do Egito Antigo, alguns muito bem conservados, são surpreendentes, além de todos aqueles objetos que nos levam a imaginar como era a vida há tantos anos.



Antes de caminhar pela Oxford Street, considerada a avenida comercial mais movimentada de toda a Europa, paramos em uma Starbucks descansar e tomar algo. Aliás, tem Starbucks em cada esquina de Londres. Outra coisa que reparei aqui é que todas as cidades, por menor que seja, tem Mc Donald’s, Subway e Starbucks.

Lá pelas 16h, pegamos o metrô para Notting Hill, um distrito residencial de Londres. Fiquei encantada com as casas em estilo vitoriano, os parques e a organização de tudo, me senti dentro de um filme. Passeamos pelo Hyde Park, encontramos um palácio e outro monumento bem interessante pelo caminho, tiramos mais algumas fotos e, como era de se esperar, estávamos muito cansados de tanto caminhar, loucos para encontrar uma estação de metrô e seguir pra estação de trem. Imagine a nossa felicidade quando descobrimos que o metrô ia direto pra King’s Cross e não precisaríamos trocar em nenhuma estação. Pegamos o trem para Cambridge às 19h45.



Resumindo, o dia foi lindo, valeu muito a pena e Londres é encantadora! No domingo, fui pra Stratford, cidade natal do Shakespeare, conto mais no próximo post!


Observações:

- O clima esquentou!

- Kit Kat é a oitava maravilha do mundo!

- Encontrei Doritos laranja aqui, que tem o mesmo gosto do antigo Doritos verde no Brasil. Tô realizada!

- Nunca mais caminho tanto de All Star, tô com bolha embaixo do pé!

- Adorei meu plano de celular e os 200 minutos grátis com o Brasil foram muito bem aproveitados!

- Para mais informações sobre cada local, basta clicar no link e viva a Wikipédia!


SAUDADES!

5 comentários:

  1. AHHHHHHHHHHHHHHHHH! Acho que você deveria ir conhecer Nothing Hill. E tirar (por favor) uma foto em frente a livraria do filme um lugar chamado nothing hill pra mim. HAHAHAHA

    Amei, mas eu quero ver as fotos maiores, posta no facebook? Aqui são tão pequeninas!

    Beijos, garota.

    ResponderExcluir
  2. eu tambem quero viajar assim, hahaha
    demais as coisas por ai, aproveita tudo!
    beijao maninha

    ResponderExcluir
  3. sempre que entro aqui e leio seus posts, abro um sorrisão e fico muito feliz por vc!!!!! todos os dias penso e desejo que vc realize todas suas vontades aí.. vc ta com um sorriso lindo nas fotos!!!!
    e quanto as bolhas no pé, passa alguma pomada!!!
    quero kit kaaat =(
    te amo mariiii, aproveita!!!! fica com Deus
    muitos beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Ai que dificil essa vida de turista hehe, também quero rsrs amei todo o relato da viagem, lugares lindos!! esperando o próximo relato :)
    beijo beijo e continua aproveitando aí!!
    amooo!!!!

    ResponderExcluir
  5. sim, os metrôs são fáceis por aí, mas não vai esperando educação em todos os lugares não. ahhh, os londrinos! (L)

    eu não fui no british museum, acredita?
    ai, vida!!

    Kit Kat é a oitava maravilha do mundo! (fato! já sinto falta. mas me disseram que vende em algum lugar aqui em Campinas. preciso correr!)

    nossa, all star fode o pé mesmo. e sapatilhas tbm. negócio é pegar tênizão mesmo e ser feliz!

    ResponderExcluir