sábado, 10 de janeiro de 2015

U S H U A I A !

Finalmente chegamos a Ushuaia! Depois de muitos quilômetros rodados, lugares conhecidos, situações engraçadas e paisagens inesquecíveis, chegamos ao nosso tão aguardado destino. “La ciudad más austral del mundo” (A cidade mais austral do mundo) ou “La ciudad del Fin del Mundo” (A cidade do Fim do Mundo), como é conhecida Ushuaia, é realmente um lugar único e encantador, com diversas opções de passeios, restaurantes e lojas. A cidade pertence à Argentina e é a capital da Província da Terra do Fogo. Apenas uma pequena localidade chilena, chamada Puerto Williams, está mais ao sul que Ushuaia. Fundada em 12 de outubro de 1884, a cidade é rodeada pelos montes Martial e Olivia, que pertencem à Cordilheira dos Andes, e por férteis vales glaciais. O departamento de Ushuaia possui aproximadamente 46.000 habitantes e 9.390 km². Depois de alguma dificuldade para encontrar um hotel com vaga e garagem, era só aproveitar as peculiaridades da região, como seus pratos típicos, sua natureza e o frio, que nos faziam esquecer que estávamos no verão.




O nome Ushuaia vem das línguas indígenas yámanas e significa “ush” (ao fundo) e “wuaia” (baía). Centolla, caranguejo gigante que existe apenas em águas profundas de regiões muito frias, faz parte da culinária da região. Como bons turistas, não deixamos de experimentar. Para quem gosta de frutos do mar, é uma excelente pedida!


No primeiro dia já começamos a descobrir as curiosidades do lugar, como o pôr do sol perto das 9h, 10h da noite. Por sua localização, no extremo sul do planeta, durante o verão o sol nasce lá pelas 4h da manhã e se esconde por volta das 22h. Explicado o motivo pelo qual o recepcionista do hotel, de uma forma bastante simpática, insistiu, em vão, para que fechássemos a cortina durante a madrugada. Descobrimos isso da pior maneira possível, acordando com o sol na cara 4h da manhã e desesperados porque pensamos que nossos pais foram ao passeio e nos deixaram dormindo. Mas não foi nada disso, eles apenas fecharam o blecaute. Já no inverno, o sol aparece perto das 11h da manhã e se esconde por volta das 4h da tarde. Para combater o frio, todos os lugares possuem calefação e a estrutura para receber os turistas é de qualidade. Turistas que vêm de todas as partes do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário