Na quinta-feira, fui para Grantchester com a Denise (brasileira que conheci em uma viagem para Londres). Grantchester é uma espécie de bairro/vila de Cambridge, onde há uma área para fazer piquenique na beira do rio. A Denise já havia ido com a escola dela e resolvemos seguir o mesmo caminho, que passa no meio de uma fazenda e depois vai contornando o rio, até chegar a um lugar que serve vários tipos de bolo e chá inglês. A caminhada dura, mais ou menos, 40 minutos (com paradas para tirar fotos) e o caminho é muito bonito (tirando o fato que fui atacada por uma vaca), com várias pontes, árvores, porteiras, etc. Saímos de Cambridge no começo da tarde e voltamos no final do dia. O local para tomar chá é maravilhoso, localizado no meio de umas árvores, com mesas e cadeiras super confortáveis. Comi um bolo de cenoura delicioso e tomei o famoso chá inglês com leite. Na volta, estava acontecendo um casamento na beira do rio. Bem simples a cerimônia, com poucas pessoas, mas o mais estranho era o horário: 17h de uma quinta-feira, mas tudo bem, já percebi que o povo aqui tem uns horários meio malucos, como jantar às 18h e fechar todo o comércio às 17h.
Depois, fui direto pra residência estudantil, onde a Cristiana e a Erika fizeram um strogonoff delicioso. Estava com saudades de comer comida do Brasil com gosto de comida do Brasil. Por apenas £3, foi, com certeza, a refeição mais barata e mais gostosa até agora na Europa.
Na sexta-feira à tarde, aproveitei para visitar o Fitzwilliam Museum, museu mais famoso de Cambridge e, o melhor de tudo, gratuito. Já havia ido durante uma aula, mas nem deu tempo de passar por todas as galerias com calma. Confesso que não sou muito fã de museu e já estou um pouco cansada de ver sempre as mesmas coisas, mas o lugar é bem bacana, com quadros, esculturas antigas, várias porcelanas japonesas e uma galeria só sobre o mundo egípcio. Recomendo a visita, é bastante interessante. A arquitetura do museu foi o que mais chamou a minha atenção. Eles cuidam de cada detalhe, do teto ao chão, com tapetes, pinturas, esculturas, colunas...
No sábado, foi a vez de visitar Oxford e Blenheim Palace com uma excursão. Fomos eu, Erika (brasileira), Adriana (colombiana) e Stela (colombiana). Pela manhã, passeamos no Blenheim Palace, localizado próximo a Oxford e local de nascimento de Winston Churchill. O palácio é enorme e bem bonito, principalmente os jardins. O problema é que no sábado estava acontecendo uma competição nos arredores, ou seja, havia toda uma estrutura montada para o evento, com pessoas acampando, espaços delimitados e barracas dos patrocinadores, o que prejudicou um pouco as fotos. No começo da tarde, seguimos pra Oxford. A cidade é bonita, mas sou muito mais Cambrigde! Na verdade, as duas são bem parecidas, com vários colleges, um centro pequeno, museus, bibliotecas, etc. Mas, comparando-as, acho Cambridge mais bela e organizada (talvez porque já estou acostumada). Em um dos colleges de Oxford (Christ Church), foram gravadas algumas cenas do filme “Harry Potter”.
Pausa para explicar o que são os famosos colleges (sim, demorei um pouco pra entender). A Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford são divididas em colleges espalhados pela cidade. Ou seja, não tem somente um ou dois campi como acontece no Brasil, mas sim vários colleges divididos de acordo com as áreas do conhecimento. E todos os colleges são lindos, a arquitetura, os jardins, a organização, etc. E, como sempre, é preciso pagar pra conhecer por dentro.
Para me despedir de Cambridge, no domingo, fiz o verdadeiro punting (passeio de gôndola pelo rio, passando por trás dos principais colleges) com a Adriana. O passeio dura cerca de 45 minutos e é lindo, com vistas maravilhosas. Nosso guia era super divertido e na gôndola só deu América do Sul, com um grupo de argentinos, eu e a colombiana. Agora, sinto que posso me despedir de Cambridge e da Inglaterra com a sensação de missão cumprida!
Ééééé, esses são meus últimos dias por aqui. Sábado embarco para Roma e começo a segunda parte da aventura: MOCHILÃÃÃOOO!!!
SAUDADES!
quando começar o mochilão eu quero ver a disposição de explicar cada lugar que voce passar hahaha e aí sim a aventura vai começar de verdade, vivendo a base de mcdonald's e subway, sim ou certeza? hahaha beijo maninha
ResponderExcluir